terça-feira, setembro 21, 2004

Ontem à noite, um filme me deixou acordada até o seu final, à 1h30 da madrugada. Belas imagens da ilha de Malta, forte teor erótico. A atriz Paz Vega, que faz Lucia, chama mais atenção do que o seu objeto de amor, Lorenzo, interpretado pelo ator Tristan Ulloa. Jávier Camara que fez "Fale com Ela" também está no elenco. Um filme forte, bom de ver em casa, bem acompanhada.


O título sugere um trabalho erótico. E, em certo sentido, é. Pois são muitos os encontros sexuais em Lucia e o Sexo, de Julio Medem. Alguns deles são explícitos. Há até imagens do órgão sexual masculino. É um bom pretexto para ver tudo como pornografia disfarçada de arte, mas não.O sexo não é tratado ali de forma sensacionalista para encher os olhos e estimular o voyeurismo. Ganha outra função, menos plástica, mais essencial. Altera rumos, gera fabulações e produz danos aos personagens, como uma força vital que cria, modifica e arruína vidas. A rigor, é um belo filme sobre a vida. Encara os seres humanos como ilhas à deriva, sempre movidos a desejos, fantasias, ações e acasos, em busca de controle sobre suas trajetórias. Não de forma linear, mas com começos e recomeços, encontros e desencontros, de olhos no presente e nas lembranças, movidos pela influência das forças da natureza. A existência é vista como uma soma de premeditação e predestinação. Ações planejadas entram em sintonia, mas também em choque, com outras moldadas por uma ordem cósmica. As intenções dão as mãos e travam quedas-de-braço com as casualidades. Assim descrito, o filme parece enigmático. Sem deixar de sê-lo, ganha uma força danada na tela.
A figura central, apesar do título, é Lorenzo, um escritor. No começo do filme ele está em crise. Telefona para a namorada, Lucia, e sofre um acidente. Uma bem amarrada série de flash-backs mostra sua relação com outra mulher, o inusitado início de namoro com Lucia, o envolvimento com uma história escrita por ele a partir de situações reais, a interferência dessa história em sua vida e uma tragédia ligada tanto a seu passado quanto a sua literatura. Por trás de todos esses acontecimentos, ou à frente deles, está o potencial mobilizador do desejo. Ele gera vida e morte. Desperta fatos e ilusões. Em uma das melhores cenas, Lucia diz durante o orgasmo: 'Assim eu morro'. Vida demais para ser concentrada em um instante. Sexo como subversão do ordinário.
Os mistérios da vida e das emoções, dessa imprecisão denominada destino, são mantidos envoltos em dúvidas. Não há certezas em Lucia e o Sexo. Sua estrutura é intrincada. Começa quase pelo fim da história, volta ao começo e vai intercalando os tempos narrativos, realidade e imaginação. O avanço em tempos e naturezas paralelos reflete o deslocamento dos personagens. Eles saem de seus rumos por meio de caminhos fora do mapa e reinventam os trajetos pelos buracos da imaginação.
Autor de origem basca, o diretor Medem, faz um cinema único. No panorama espanhol, marcado por exóticas comédias de comportamento influenciadas por Pedro Almodóvar, parece um alienígena. Seus filmes são cultuados por muitos freqüentadores de mostras de cinema, como os interessantíssimos Vacas, Esquilo Vermelho, Terra e Os Amantes do Círculo Polar. Este último, de um romantismo dolorido e trágico, é o de maior sucesso. Uma palavrinha rara para Medem. Alguns acham que, ao dar tom fantástico a temas realistas, ele esbarra no hermetismo. Mas sua força está em ver a vida sob uma cortina de enigmas. Mesmo quando parece explicar esses mistérios, não se atreve a acabar com eles. Ao contrário da ciência, das religiões e das filosofias, a imprecisão é seu objetivo. ( Crítica de Cléber Eduardo, Revista Época.)

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